Segurança Pública

Programa apresenta ações da Força Aérea Brasileira na Copa

07/06/2014 10:09
 

Ações da FAB vão de controle do tráfego aéreo à defesa aeroespacial (Foto: FAB-Divulgação)

O FAB em Ação do mês de junho, mostra as ações do Comando da Aeronáutica durante a Copa de 2014. Duas equipes de jornalismo fizeram um giro pelo Brasil para mostrar quais serão as atribuições dos militares em diferentes áreas, do controle do tráfego aéreo à defesa aeroespacial.

Em São José dos Campos, interior de São Paulo (SP), cerca de 1.700 controladores de tráfego aéreo de todo o Brasil passaram por treinamento no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea). Desde 2012, cada profissional acumulou uma média de 120 horas de simulador em cenários críticos específicos para o evento que inicia na próxima semana.

No Rio de Janeiro (RJ),  a sala máster de comando e controle da aviação civil brasileira, foi inaugurada nesta quinta-feira (5). Localizada no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a sala reúne 17 entidades do setor aéreo e órgãos governamentais com o objetivo de concentrar informação e decisão sobre o setor.

O programa também explica como vai funcionar as áreas de restrição aérea, ativadas no período dos jogos em todas as cidades-sede, e quais aeronaves a FAB vai empregar para a defesa aérea. Você vai ver as imagens do veículo aéreo não-tripulado (Vant) Hermes 900 da FAB que vai reforçar o time de aeronaves escaladas para o evento.

Além disso, o programa também apresenta a preparação dos militares e de agências governamentais que trabalharão no Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) de Curitiba (PR), a única das 12 cidades-sede coordenada pela FAB.


Fonte: Força Aérea Brasileira

Farrapo




Topo