Economia

Azeite caçapavano é analisado na Turquia

15/02/2012 18:08
 

Equipe de pesquisadores degustando o azeite (Foto:Divulgação/Gazeta)

O azeite Cerro dos Olivais, do produtor caçapavano Guajará Oliveira, passou por mais um teste de qualidade. Segundo o produtor, o azeite foi levado pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Mehmet Ulas, um dos diretores de pesquisa do Olive Research Institute, de Izmir, órgão ligado ao Ministério da Agricultura da Turquia, para ser analisado naquele país.

A análise foi feita em novembro e se refere a uma variedade de oliva chamada arbequina. O produto foi considerado excelente, levando-se em conta as perdas naturais de qualidade em função do azeite ter sido produzido em abril e maio do ano passado e a análise realizada em novembro.

- O Olive Research Institute é um órgão de pesquisa governamental para o desenvolvimento da olivicultura na Turquia. Esse país é hoje um dos grandes produtores mundiais de azeites e azeitonas, tendo seu foco voltado para o mercado externo. Exporta muito azeite para os grandes países consumidores da Europa - explica Guajará.

Dr. Mehmet foi colega do produtor caçapavano, quando ambos frequentaram o Curso de Especialista em Azeites de Oliva Virgem, na Universidade de Jaén, província espanhola que é o maior centro de olivicultura do mundo.

Gazeta de Caçapava




Topo