Segurança Pública

BM divulga dicas de segurança durante o veraneio

 

Operação Viagem Segura reforça a segurança nas estradas no verão (Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini)

Com a chegada das festas de final de ano, verão e o período de férias que geram viagens para várias famílias desta cidade é importante salientar que embora nos últimos anos a Brigada Militar tenha desencadeado várias operações no intuito de prevenir ilícitos é conveniente ressaltar a comunidade que medidas preventivas de segurança podem ser tomadas por todos.

Assim, seguem algumas dicas que podem evitar crimes contra o patrimônio, em especial, residências.

Dicas para quem vai viajar e deixar a casa vazia
- Discrição é fundamental. Evite sair com as bagagens na rua para não chamar a atenção de pessoas desconhecidas; AVISE uma pessoa de confiança para que faça contato com você caso aconteça algo com seu imóvel, mas evite noticiar sua viagem às demais pessoas que residem próximo.  Se a viagem for de carro, o ideal é organizar as malas no bagageiro ainda dentro da garagem;

- Verifique se todas as portas e janelas estão trancadas e travadas, pois não revelam o que tem no interior da casa e assim não atrairá eventuais ladrões;

- A pessoa de confiança que notar qualquer movimento estranho na casa de quem viajou, ou mesmo qualquer outro vizinho que perceba movimentos estranhos, e/ou em caso de disparo de alarme, o 190 da Brigada Militar deve acionar imediatamente, e aguardar a chegada do policial para que se possa fazer uma averiguação no imóvel. Nunca deve adentrar o imóvel sozinha.

- Evitar deixar as luzes acesas. Só deixe luzes acesas caso tenha o imóvel um aparelho fotoelétrico ou com foto sensor, que possibilite que as luzes não chamem atenção durante o dia;

- Suspender a entrega de jornais e revistas para que elas não acumulem na frente da casa, indicando que ela está vazia;

- Não utilizar cadeados e correntes à vista para não chamar atenção;

- Solicitar à companhia telefônica que inclua a sua linha de telefone fixo no serviço de indisponíveis ou solicitar o serviço que permita atender às ligações em outra linha (desvio para outro terminal)

- Se possível, não deixar dinheiro, jóias ou armas na casa. Guarde-os em bancos.

Dicas para quem vai viajar com veículo
- Faça uma revisão do carro antes de sair, especialmente freios, suspensão e iluminação; extintor e cinto se segurança;

- Confira os documentos pessoais e do veículo que são de porte obrigatório (CRLV, CNH);

- Não faça uso de bebida alcoólica, se for dirigir;

- Transporte o número adequado de passageiros e evite colocar bagagem na parte interna do carro. 

- O cinto de segurança deve ser usado por todos os passageiros ;

- Escolha os horários em que haja menos veículos nas estradas para viajar.

- Crianças devem viajar com pais ou responsáveis legais, e estes devem portar a documentação do menor (RG ou certidão de nascimento originais). Nenhuma criança poderá se afastar da comarca em que reside desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial, com as exceções e observações dos artigos 83, 84 e 85 do ECA.

Observadas tais dicas por todos os cidadãos, e com as ações de segurança que estão sendo implementadas pela Brigada Militar, com certeza, o verão de 2013/2014 será dotado de tranqüilidade para toda à comunidade.


Fonte: Brigada militar - CRPO/FO – 6º RPMON

Farrapo




Topo