Segurança Pública

Brigada Militar comemora o Dia dos Bombeiros

Por Brigada Militar
02/07/2013 09:04
 

Dia do Bombeiro é comemorado nesta terça-feira, dia 02 (Foto:Sgtº Wilson Cardoso/Divulgação)

 Em 02 de julho, comemora-se o Dia Nacional dos Bombeiros, desde 1954 quando o então presidente da República Getúlio Vargas assinou decreto instituindo a data.

Nesta terça-feira, dia 02, na Capital, o Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) realizou, em sua sede, programação comemorativa, que iniciou com café da manhã de confraternização entre o efetivo e convidados e seguiu com solenidade militar.

Na ocasião, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CCB recebeu quatro conjuntos de roupas de proteção química e um aparelho detector de produtos químicos.

Os equipamentos foram adquiridos pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho, e serão utilizados no trabalho do GBS em acidentes com produtos tóxicas em rodovias, ambientes confinados e em incêndios.

A entrega foi feita ao comandante do GBS, major Roberto do Canto Wilkoszynski, pelo chefe da Casa Militar, coronel Oscar Luis Moiano; comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes; e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Guido Pedroso de Melo.

Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros foram homenageados com a Medalha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa): tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, tenente Antônio Marcelo Santos da Silva, 2º sargento Jordão Artur França Soares e 3º sargento Antônio Ricardo Aragão Marques.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes, fez referência ao trabalho que a Corporação vem realizando nas manifestações das últimas semanas, classificando como exitosa a atuação dos policiais militares e bombeiros.

“Ao vermos o governador do Estado elogiando e aplaudindo a tropa junto dela, só podemos ter orgulho da atitude que esses profissionais têm adotado”, falou. Ele acrescentou que a tática e técnica empregadas pela BM nessas ocasiões está servindo de modelo para o Estado e País.

O coronel Fábio ainda salientou as ações do Governo do Estado para a melhoria do trabalho dos bombeiros, como o aumento do efetivo em 889 soldados, a ampliação de 94 vagas na graduação de sargento somente no primeiro semestre deste ano, além da mudança no edital do concurso para ingresso na carreira, possibilitando maior especialização.

“As atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros são reconhecidas pela sociedade gaúcha como um serviço público essencial, valoroso e de qualidade no Estado”, falou o comandante-geral da BM.

Por Jussara Pelissoli


Por Brigada Militar

Farrapo




Topo