Saúde

Governo Federal deve apresentar plano de vacinação até dezembro, diz Leite

21/10/2020 08:55
 

Após participar de uma reunião entre os governadores e o Ministério da Saúde, o governador gaúcho, Eduardo Leite, afirmou que entre novembro e dezembro o Planalto irá apresentar um plano e estratégia de imunização da população, etapa anterior ao início da vacinação contra a Covid-19. Leite destacou que o Governo Federal irá liderar o processo de aquisição das doses, que devem começar a ser aplicadas no início de 2021, caso a eficácia seja comprovada. 

“Tivemos uma boa reunião, muito boa reunião com o ministro da saúde e governadores. Ficou claro que o Governo Federal vai liderar o processo de aquisição das vacinas, seja do Butantan ou a de Oxford, para garantir dentro do programa nacional de imunização vacinas para todos os estados”, disse. Mais cedo, o Ministério da Saúde confirmou que a CoronaVac, que será produzida pelo Butantan, será integrada ao SUS

“Especialistas estão reunidos no ministério para em seguida todo um estudo ser feito e, em novembro ou dezembro, será apresentado um plano e estratégia de imunização da população, que deve começar em janeiro”, projetou o governador gaúcho, que elogiou o Ministério, definindo a postura da pasta como “republicana”. 

No que tange a parte estadual, o governador contou que o Piratini irá se antecipar na logística “para aquisição de materiais, como seringas, agulhas, assim como organização como espaço para as vacinas”. Leite descartou que haja risco de uma disputa entre os estados por vacinas: “Não há sentido nenhum”.

 

 

 

Correio do Povo

Foto: Felipe Dalla Vecchia / Piratini



Topo