Caçapava do Sul

Administração do Presídio apresenta plano gradual de retomada das visitas presenciais

19/10/2020 17:25
 

 

Na última quinta-feira, 15, a Administração do Presídio Estadual de Caçapava do Sul se reuniu com representantes da Secretaria da Saúde do município, Vigilância sanitária e Comitê do Covid-19 para apresentar o plano gradual de retomada das visitas presenciais nos estabelecimentos prisionais gaúchos e, baseado neste, o plano para o Presídio de Caçapava. Este plano define parâmetros e regras para o retorno das visitas ainda para o mês de outubro, caso a bandeira se mantenha a mesma.

“As visitas permanecem enquanto o município estiver com duas semanas de bandeira laranja ou amarela. A mudança para a bandeira vermelha ou preta as visitas serão canceladas”, conforme consta no item 10 do Plano de Retomada Gradual e Controlada das Visitas.

A partir de agora a administração aguarda a análise dos representantes da Secretaria de Saúde e do Comitê para dar início à retomada.

A suspensão das visitas, anunciada na Nota Técnica nº 01/2020, da Seapen, passou a vigorar em 23 de março e foi parcialmente atenuada, a partir de 8 de abril, com a instauração das televisitas. Em atualização da mesma NT, semana passada, a Seapen e a Susepe anunciaram a permissão para o retorno das visitas presenciais.

A retomada se dá no momento em que os indicadores relacionados à pandemia apresentam melhoras consistentes, com redução das taxas de contaminação, internações e óbitos, conforme evidenciam o mapa do distanciamento controlado apresentado semanalmente pelo Governo Gaúcho e o boletim diário de monitoramento da Covid-19 no sistema penitenciário, o que viabiliza o retorno das visitas presenciais, sem que servidores penitenciários, pessoas presas e familiares sejam expostos a riscos excessivos.

 

 

 




Topo