Caçapava do Sul

Nova técnica de terapia Neuroauditiva potencializa a terapia fonoaudiológica

18/09/2020 17:27
 

O Sistema de Estimulação Neuroauditiva - SENA é um tratamento não invasivo criado para complementar e potencializar a terapia fonoaudiológica. Dentre as diversas técnicas, o SENA se destaca por ser uma técnica que gera resultados a curto prazo.

De acordo com a fonoaudióloga Liara Guterres Ragagnin, que aplica a nova técnica em Caçapava do Sul, trata-se de um software exclusivo para fonoaudiólogos, especialistas no procedimento que tem sido usado como uma ferramenta auxiliar na intervenção nos transtornos do Processamento Auditivo, do desenvolvimento, da linguagem, do comportamento, nos problemas de aprendizagem, perda auditiva, melhora das habilidades musicais e aquisição de novos idiomas.

Ainda segundo a fonoaudióloga, as avaliações audiológicas convencionais somente medem o “quanto” ouvimos, mas isso não é suficiente. Importante realizar também a avaliação do processamento auditivo que mostra a qualidade da escuta: o “como” escutamos.

“A audição humana é um fenômeno extremamente complexo que afeta a linguagem, a alfabetização, as relações sociais e o comportamento. Dentre as diversas abordagens de intervenção, o SENA, se destaca por ser um estímulo que gera resultados rápidos, e é adequado para todas as idades”, explica.

Liara explica que a técnica consiste em dez a quinze sessões durante 2 ou 3 semanas com duração de 45 minutos cada, onde o paciente escuta uma faixa de áudio com a estrutura harmônica modificada mediante filtros e equalizadores através de fones de ouvido específicos.

“Transformando a estrutura do som conseguimos modificar o processamento cerebral do mesmo, permitindo ao sistema auditivo central melhorar os processos de percepção, isso resultará numa atenção e memória mais adequada, facilitando o aprendizado. Essa estimulação permite melhorar a capacidade auditiva de perceber, receber e processar a informação e assim entender e compreender a fala de forma natural e sem esforço”.

Os benefícios vão desde a melhora na atenção e concentração até a complementação de tratamentos de alterações como Dislexia, Transtorno da Aprendizagem e TDA/H.

 

*Veja os benefícios da técnica:

 

Facilita o aprendizado de línguas estrangeiras

Melhora o aprendizado musical

Complementa o tratamento das seguintes alterações:

Trocas na fala

Alteração no desenvolvimento da linguagem

Dislexia, Transtorno da Aprendizagem e/ou Baixo Rendimento Escolar

Transtorno do Processamento Auditivo Central

Dificuldade no comportamento

TDA/H (transtorno do déficit de atenção com ou sem Hiperatividade)

Usuários de aparelho auditivo e implantes coclear

Dificuldade ou sensibilidade ao ouvir sons

Dificuldade de compreender o que as pessoas falam

 

 

*Liara Guterres Ragagnin tem a formação SENA e atende no seu consultório junto à Clínica Médica, contato pelos telefones  55 99129 9242 ou 55 3281 2369



Topo