Caçapava do Sul

Centro de Triagem Covid-19 passa a atender 24 horas

 

Implantado com o intuito de realizar o primeiro atendimento a pacientes suspeitos de Covid-19, o Centro de Triagem à Covid-19 iniciou suas atividades no dia 24 de março na Capela Nossa Senhora de Fátima, ao lado do Pronto Atendimento do Hospital Victor Lang. Inicialmente com horário das 9 às 21 horas, o Centro contava com equipe composta por um enfermeiro e um técnico de enfermagem qualificada a realizar a triagem e orientar os pacientes. A partir desta sexta-feira, dia 04, o Centro passa a atender 24 horas.
A medida foi tomada para evitar aglomeração no Pronto Atendimento, atendendo as ordens da Organização Mundial de Saúde de evitar aglomerações e focos de infecções, fazendo com que o Pronto Atendimentos fosse usado somente para atendimentos emergenciais.
Desde sua criação, até o dia 07 de julho, foram atendidos 343 pacientes, perfazendo uma média de 3,2 atendimento por dia.
A partir de 08 de julho o Centro de Atendimentos à Covid-19 passou a atuar com uma equipe completa, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e, em horário ampliado: das 8 às 20 horas. Sendo assim, de 08 a 31 de julho, foram realizados 367 atendimentos, o que chegou a uma média de 15 atendimentos/dia. Ou seja, somente no mês de julho os números de atendimentos realizados superaram os atendimentos de sua criação até 07 de julho.
No mês seguinte, agosto, do dia 1º ao dia 31, o Centro de Atendimentos à Covid-19 quase dobrou o número de atendimentos em relação ao mês anterior. Em agosto, com a maior demanda, foram atendidos 688 pacientes com síndromes gripais, sendo 321 pacientes a mais que em Julho. Isso devido ao período mais frio de inverno registrado no município.
A Secretaria de Saúde informou esta semana que o total de atendimentos realizados desde o início dos trabalhos no Centro de Triagem, de 24 de março até 31 de agosto, já chegou a 1.398 pacientes e que, por Caçapava do Sul estar fazendo testes rápidos acima da média da maioria das cidades do Rio Grande do Sul e, inclusive a mais que o próprio Estado.
Quem tiver síndromes gripais ou suspeita de coronavírus deve procurar o Centro, que fica ao Lado do pronto Atendimento e Hospital Dr. Victor Lang. Após a consulta médica, pacientes suspeitos serão isolados por 14 dias e, após este período de incubação do vírus (conforme protocolos da OMS) farão testes rápidos. Pacientes que forem diagnosticados com falta de ar e febre recorrente farão testes PCRs, de acordo protocolo da OMS também e identificado por médico especialista seguindo as normativas de Saúde.
Ressaltamos que seguimos protocolos conforme o Ministério da Saúde. Todo paciente com síndrome gripal deve primeiramente se dirigir ao Centro de Atendimento ao Covid-Tenda, o qual será realizado os testes conforme a normativa do estado e respeitando os prazos. Conforme orientação da equipe a qual está qualificada para atender esta demanda.
A partir do dia 04/09 o atendimento na Tenda passará a ser 24horas. Com atendimento médico juntamente a equipe de enfermagem das 08hs às 20hs. E das 20hs às 08hs atendimento da enfermagem o qual será realizado orientações e encaminhamentos.

Comunicação da Prefeitura / Caçapava do Sul




Topo