Economia

Sebrae RS: 87% das pequenas empresas gaúchas estão funcionando

27/08/2020 10:33
 

A mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, desenvolvida pelo Sebrae RS entre os dias 03 e 16 de agosto, mostra o início da retomada econômica para boa parte das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O levantamento revela que 87% das empresas pesquisadas estão funcionando e apenas 13% estão sem a possibilidade de abrir por conta, principalmente, da natureza da atividade ser presencial e pelos decretos municipais.

O faturamento das empresas também começa a dar sinais de reação positiva. Para 12% delas aumentou (em julho apenas 8% sinalizavam aumento); em 26% se manteve inalterado; e 62% ainda sentem a redução no faturamento, ante os 76% da pesquisa anterior. O resultado pode ser atribuído à flexibilização das medidas restritivas, que possibilitaram a volta da operação de um maior número de atividades.

O estudo mostra ainda que  a principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro (59%) com redução de seis pontos percentuais em relação ao mês de julho, entretanto outros temas seguem como importantes na retomada  das atividades, entre eles: análise sobre tendências e perspectivas do mercado (26%), alternativas para diversificar produtos e serviços (24%), consultoria para gestão financeira (18%) e análise sobre o comportamento do consumidor (17%).

Dos entrevistados, 48% buscaram crédito desde o início da crise e destes 50% não conseguiram o recurso. As restrições cadastrais das empresas e/ou dos sócios e a falta de garantias ou avalistas foram os principais entraves para a não obtenção do recurso. O levantamento ouviu 522 empreendedores. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4%.



Imprensa Sebrae

 




Topo