Caçapava do Sul

Programa Profissionalizante Oficina Culinária da APAE produz e comercializa alimentos

18/08/2020 09:20
 

 

A Oficina de Culinária é uma das atividades que faz parte do Programa de Atendimento Profissionalizante da APAE Caçapava do Sul. O projeto envolve alunos maiores de 18 anos que tenham certa independência e estimula o desenvolvimento de habilidades e potencialidades. Durante o processo os alunos participam ativamente desde a sugestão do cardápio, organização dos ingredientes da receita e dos instrumentos necessários para execução, limpeza e organização do ambiente e preparo.

De acordo com a Diretora da Escola de Ensino Fundamental Wantuil Miranda, Marinês Razzera Huerta, a Oficina de Culinária da APAE Caçapava teve início com a produção de pães e roscas caseiras e depois se buscou a linha integral. Segundo ela, o resultado foi tão positivo que novas ideias surgiram.

“Nossa produção deu tão certo que surgiu a vontade de fazer mais. Então no início de 2020 adquirimos uma máquina de desidratação de frutas e iniciamos a produção de frutas desidratadas e chás.” conta.

A Diretora explica que antes do isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus, além de participar ativamente a produção os alunos faziam as vendas dos produtos pelo comércio como uma forma de integrá-los a comunidade e também de estimular a novas habilidades. Sem a possibilidade de envolvimento dos alunos a oficina fica por conta de alguns funcionários da equipe.

Os recursos para a compra dos ingredientes vêm de projetos e do lucro arrecadado pelas próprias oficinas.

“Toda a renda adquirida é revertida para a própria oficina, na compra de ingredientes, de novos equipamentos para a produção, ou como forma de recompensa para os alunos, que organizam passeios ou solicitam a compra de algo que gostem”, explica Marinês.

Ela conta ainda que o valor arrecadado pela Oficina de Culinária já manteve o pagamento da conta de luz da instituição por sete meses.

“As oficinas pra nós são uma excelente oportunidade de aprendizado e também de ajuda financeira”.

Além das frutas desidratadas e chás estão sendo produzidas massas caseiras, sal temperado, biscoitos integrais e pão sueco. Os produtos podem ser encontrados na APAE que fica na Rua Antonio Cândido de Freitas, n° 38 ou através de encomendas pelo telefone 55 -3281 2100.

 O atendimento de plantão é das 9h às 12h.

Visite a página no facebook: https://www.facebook.com/apae.cp

 

 

 





Topo