Economia

Faltam só 15 dias para o prazo final de entrega da declaração do IR

15/06/2020 10:12
 

Faltam 15 dias para o prazo final para a entrega do Imposto de Renda 2020 e a  Receita Federal havia recebido até a sexta-feira 18,6 milhões de declarações. Esse número representa pouco mais da metade da expectativa de entrega que é de 32 milhões de documentos.

O alerta é para que o contribuinte não deixe o envio para última hora. Prazo termina dia 30 de junho. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, afirma o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir.

Ele destaca ainda que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição. As orientações sobre a Declaração do IRPF 2020 estão disponíveis no site da Receita.

“Já era esperado, mesmo com o adiamento por causa do coronavírus, que grande parte dos brasileiros deixasse a entrega do imposto de renda para última hora”, avalia o diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos. Ele explica que o valor mínimo da multa para quem não conseguir entregar no prazo é de R$ 165,74, podendo chegar até 20% do valor do imposto devido.

Essa multa já é calculada automaticamente pelo sistema da Receita Federal. Além disso, para regularizar a situação de quem não entregou será preciso baixar o programa do IR, no site da Receita Federal, preencher a declaração e remeter à Receita como “Declaração Original”.

A entrega pode ser realizada pela internet ou por disco removível em uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou em unidades da própria Receita. Depois disso, pagar a multa em uma agência bancária. “Caso a multa seja muito alta, o contribuinte pode ir até uma das unidades da Receita Federal para parcelar o valor em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50. Por isso que é importante entregar no prazo”, orienta Domingos.

Informações Rádio Guaíba


Topo