Saúde - Pesquisa

Confira a projeção de mortes por coronavírus para Caçapava do Sul

Estudo feito pela Unipampa prevê, no pior cenário, 25 mortes por Covid-19 no município

Por Eduardo Schneider
07/04/2020 14:52
 

3Projeção de óbitos com a ausência de intervenções (Foto: Reprodução/Unipampa)

A Unipampa divulgou nesta semana uma pesquisa com as projeções de internações e número de mortes provocadas pela Covid-19 / coronavírus em diferentes cenários nos 10 municípios nos quais possui campus, entre eles Caçapava do Sul.

O estudo desenvolvido pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Unipampa – Campus São Borja, Thiago Sampaio, representa uma estimativa para o vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus) considerando as estruturas municipais, as ações de vigilância e isolamento.

Conforme o estudo, para Caçapava do Sul estima-se três meses de onda epidêmica com mais de 60 pessoas requisitando internação hospitalarnesse período. Poderá  haver déficit no número  de  ventiladores e  a  necessidade  de manter aproximadamente  20  leitos  de UTI  apenas  para  pacientes  do  município.  Na  ausência  de medidas efetivas, a ampliação dos casos poderá levar ao estrangulamento do serviço público de saúde do município, principalmente, na transferência de pacientes para outras localidades.

O estudo também apresenta uma projeção de óbitos para Caçapava do Sul. No melhor cenário, 10 mortes; no cenário provável, 16 mortes e no pior cenário, 25 mortes.

Conforme o estudo, a média considera pessoas que irão requisitar a utilização de UTIs e ventiladores, e a  quantidade  desses  equipamentos  no  município como,  também,  a  proporção  de  pessoas  que morrem  após  a  internação  comCovid-19, a partir de um modelo proposto pelo Imperial College London e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC)do governo dos EUA.

Para conferir a projeção completa feita para Caçapava do Sul, clique aqui.


Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo