Saúde

A descoberta que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

23/01/2020 09:32
 

Foto: Reprodução

Uma recente descoberta sobre o sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Isto porque uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em laboratório que destrói o câncer de próstata, mama, pulmão e outros tipos.

Conforme a BBC Brasil, o método ainda não foi testado em pacientes, mas tem “enorme potencial”. A explicação é atribuída da seguinte forma: o sistema imunológico é a defesa natural do corpo contra infecções, mas ele também ataca células cancerosas. Então, o foco dos pesquisadores foi buscar maneiras novas de fazer com que o sistema imunológico atacasse naturalmente tumores.

Eles encontraram uma célula-T (ou linfócito T) com um novo tipo de "receptor" que identifica e ataca células cancerosas, ignorando as saudáveis. A diferença nesta célula imunológica é que ela pode escanear o corpo em busca de ameaças que devem ser eliminadas e atacar uma ampla variedade de cânceres.

Para aplicação da pesquisa, a ideia é extrair uma amostra de sangue do paciente em tratamento contra o câncer. Depois, as células T seriam extraídas e modificadas geneticamente a fim de reprogramá-las para constituir o receptor que encontra o câncer. Essas células aperfeiçoadas seriam cultivadas em largas quantidades em laboratório e depois reinseridas no paciente.

No entanto, essa pesquisa da Universidade de Cardiff foi testada apenas em animais e células em laboratório, e testes em humanos demandam mais etapas de segurança.

Fonte: BBC

Farrapo






Topo