Saúde

Secretário de saúde afirma que surto de infecção intestinal está encerrado em Santa Maria

04/01/2020 10:36
 

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (03) o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrison, afirmou que o surto de infecção intestinal está controlado em Santa Maria.

“Depois de consultar todos os infectologistas da cidade, chegamos à conclusão que o surto se encerrou por não ter mais casos graves. Paramos a investigação, mas os médicos continuam sempre em alerta, porém sem o alerta da Vigilância Sanitária. O surto está controlado”, afirmou Harrison.

O surto passou a ser acompanhado pela Prefeitura após a morte de dois estudantes da Escola de Educação Infantil do SESI, no bairro Patronato. Além disto, outras três crianças foram atendidas com os sintomas da infecção, mas já passam bem. Uma mãe de um aluno que estava na CTI já ganhou alta no último sábado. No total, foram seis casos concretos de infecção intestinal.

Harrison também aproveitou para afastar a hipótese de que o surto tenha sido causado pela água.

“Não houve nenhuma relação com a água, se tivesse relação com a água teríamos outros inúmeros casos mais graves. Então está descartado”, ressaltou.

De 26 de dezembro de 2019 a 1º de janeiro de 2020, foram 1.522 registros de crianças e adultos que deram entrada nas unidades de saúde públicas e particulares com diarreia ou dores abdominais. Porém, nenhum novo caso foi registrado até o momento. Além disso, nenhum desses registros tem a ver com a população escolar relacionada ao surto.

Ainda conforme o secretário de Saúde, nove exames foram encaminhados ao LACEN Santa Maria/4ª CRS e os resultados deram negativo para a presença de bactérias graves. Apesar disso, os exames serão analisados por laboratórios da Fiocruz e da Urgs, que utilizam métodos diferentes de investigação com o objetivo de detectar possíveis resultados diferentes.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sérgio Cechin também participaram da coletiva.

Crédito da foto: Raul Pujol/SM24Horas

Fonte: Santa Maria 24 horas



Topo