Turismo

Confira a programação do GeoDia que ocorre na sexta-feira e no sábado

Por Eduardo Schneider
18/11/2019 10:36
 

Foto: Divulgação

A parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Unipampa resulta em mais um evento para aproximar a população do Geoparque Caçapava. É que nesta sexta-feira, 22 e neste sábado, 23, ocorre mais uma edição do GeoDia.

O evento tem como objetivo divulgar e popularizar o conhecimento sobre a geodiversidade de Caçapava, para que toda a população conheça o potencial natural do município para a educação, o turismo e a conservação da natureza.

Haverá oficinas, exposições, mateada, feira de artesanato, entre outras atividades, na Praça Rubens da Rosa Guedes (Praça da Matriz). Também serão realizadas visitas aos pontos turísticos do município.

Confira a programação:

Sexta e Sábado, a partir das 9h30min na Praça da Matriz


Atividades voltadas para as crianças


Caça aos fósseis da preguiça-gigante, Jogos e brincadeiras, Sessões historiadas sobre a preguiça-gigante, Visitas guiadas ao Museu Lanceiros do Sul, Exposição fotográfica, Caminhada interpretativa pelo centro histórico e Lançamento de guia didático para a educação básica.

Também ocorrem as inscrições para as excursões no dia 23/11, Mateada, Feira livre de produtos agropecuários, Feira de artesanato com geoprodutos e Contação de histórias.


Atividades voltadas ao público jovem e adulto

Exposição fotográfica 3D, Exposição de imagens de satélite 3D, Mostra de rochas, minerais e equipamentos do trabalho em geociências, Sandbox - caixa de areia que simula o relevo, Visita virtual a geossítios (realidade virtual), Planetário itinerante, Parede de escalada esportiva, Visita ao 'jardim da geodiversidade', Mostra de fósseis da preguiça-gigante e da megafauna e Oficina de educação patrimonial para professores da educação básica.


Observação das estrelas

A atividade de observação de estrelas e planetas, chamada de Geo.Noite será na sexta-feira, 22. Vai ser realizada na Guarda Velha, interior do município. A saída da excursão será às 19h, da praça Rubens da Rosa Guedes. As inscrições para esta atividade ocorrem na Praça da Matriz, durante o dia.


Visitas aos pontos turísticos

As visitas aos pontos turísticos ocorrem no sábado, dia 23. As saídas estão previstas para às 9h, da Praça Rubens da Rosa Guedes (Praça da Matriz) e as inscrições ocorrem na sexta-feira, dia 22, na praça. As excursões são para a Pedra do Segredo, Guaritas, Minas do Camaquã e Trilhas Kids.


Atividades voltadas aos professores

Haverá duas atividades voltadas para os professores e demais interessados que tenham interesse sobre os temas, que podem ser conferidos abaixo:

1) Oficina sobre Educação Patrimonial na Unipampa, dia 23/11, das 9h30min às 11h,  com o prof. André Soares da UFSM.  A inscrição para esta atividade pode ser feita clicando aqui.

2) Roda de conversa, chamada "Mateada da Geodiversidade", na Praça Matriz, dia 23/11, às 15h30min, ministrada pela Geóloga da Unipampa Juliana Young. A inscrição para esta atividade pode ser feita clicando aqui.


Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo