Opinião

UERGS em Caçapava do Sul? - Confira o artigo do professor Edison Krusser

31/10/2019 09:36
 

É desde a impermanência de meus pensamentos que ouso elaborar uma narrativa acerca da formação permanente dos profissionais em educação. Este assunto tem sido muito “caro” em nosso meio.

Dispor de cursos qualificados e ao nosso alcance é ponto crucial para o desenvolvimento qualitativo de nossas carreiras. Isso influencia em nossa vida e na dos nossos alunos.

Esse “alcance” está implicado diretamente ao “caro” financeiro, quando precisamos viajar para outras cidades para satisfazer nosso anseio/propósito profissional.

Caçapava do Sul está muito bem servida pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que oferece cursos presenciais na área de Ciências Exatas. Outras conceituadas Universidades oferecem cursos EAD com custos acessíveis e facilitados a vários tipos de “bolsos” e aspirações.

Dito isto, o mote desta escrita é sugerir o pleito de uma Universidade PÚBLICA E GRATUITA para a nossa cidade, que ofereça cursos na área de Ciências Humanas.

Trato aqui, entre outras possibilidades, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Estudei por lá em 2017/18, no campus Bagé/RS, e compartilho meu encantamento com a qualidade do ensino e com a excelência do corpo docente. São 24 unidades distribuídas pelo estado do RS.

Conta com cursos de Bacharelado e Licenciatura, em especial Pedagogia e Letras. Inúmeros cursos de pós-graduação, com (meu) destaque para Mestrado Profissional em Educação.

Eis uma sugestão às Forças Sociais Influentes deste município para unirem esforços e interferirem junto ao governo do estado, para a construção de um ótimo presente de aniversário para os 188 anos desta terra que “Não Se Entrega”.

Nossa educação, nossos atuais e futuros educadores merecem este carinho especial.

Abraços e até breve!

Prof. Edison Krusser
*Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

E-mail: earank@farrapo.com.br

Farrapo




Topo