CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
  Saúde

11 de outubro: Dia mundial chama atenção para o estigma da obesidade

11/10/2019 08:44
 

Foto: Reprodução

O dia 11 de outubro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Obesidade. Na campanha deste ano, o tema da campanha é "Obesidade Eu Trato com Respeito".

O objetivo é aumentar a conscientização sobre prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Uma das formas de conscientização seria acabar com o uso de linguagem e imagens estigmatizantes e retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade é fator de risco e agravante de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. O tratamento deve ser contínuo e acompanhado por profissionais capacitados para que o quadro não piore com o passar dos anos.

O Dia Mundial da Obesidade foi proclamado em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Agência Brasil, mais da metade dos brasileiros, 55,7%, estão com excesso de peso e a prevalência da obesidade é de 19,8%.

Farrapo






Topo