Geral

Chocolate amargo reduz risco de depressão, diz pesquisa

06/09/2019 15:06
 

Foto: Ilustração

Comer chocolate pode ter efeitos protetivos contra a depressão, segundo pesquisa publicada na revista Depression & Anxiety. Ela indica que comer qualquer tipo de chocolate reduz o risco de apresentar sintomas depressivos em 58%. Já, quem tem preferência pelo chocolate amargo pode diminuir o risco ainda mais: 70%.

O motivo é atribuído ao chocolate conter uma série de ingredientes psicoativos que produzem uma sensação de euforia. São sensações que se assemelham àquelas produzidas pelos canabinoides, encontrada na cannabis (maconha), dizem especialistas.

O alimento também contém feniletilamina, uma substância que pode ajudar na regulação do humor.


A pesquisa - Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 13 mil indivíduos que responderam a questionários sobre a presença de sintomas depressivos e o consumo de chocolate nas 24 horas que antecederam a pesquisa. O questionário foi repetido entre três e dez dias após o primeiro preenchimento. A análise das respostas mostrou que 7,6% dos participantes relataram sintomas depressivos, mas entre aqueles que comiam chocolate a porcentagem foi menor: 1,5%.


Críticas - Apesar dos resultados, especialistas ressaltam que os resultados devem ser interpretados com cautela, pois o estudo não foi capaz de determinar a relação causal. Isso significa que aqueles que apresentaram sintomas de depressão podem ter comido menos chocolate porque a doença altera os hábitos alimentares das pessoas, incluindo o desejo por doces em geral.

Por causa disso, os pesquisadores esclarecem que serão necessários maiores estudos para compreender a relação direta entre o chocolate amargo e o menor risco de depressão. Por enquanto, a escolha pelo chocolate amargo deve ser feita por outras questões de saúde, como melhora na pele proporcionada pelos flavonoides, por exemplo. É importante ressaltar a necessidade de moderação, mesmo com a versão mais saudável do chocolate.

Fonte: Jornal O Sul

Farrapo




Topo