Tradicionalismo

Chama Crioula dos festejos farroupilhas é acesa em Tenente Portela

17/08/2019 17:28
 

Começaram nesta sexta-feira os Festejos Farroupilhas de 2019. A abertura foi na cidade de Tenente Portela, no nordeste do estado, com a geração da Chama Crioula. A centelha foi conduzida pela Ordem do Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) da praça central da cidade até o parque Águas de Moconá.

A partir deste sábado será iniciada a distribuição da Centelha Crioula. O fogo será levado por cavaleiros representantes de todas as regiões tradicionalistas. Ao todo, 300 municípios da região Sul receberão o fogo, que também será levado às entidades dos carregadores.

Durante a abertura dos festejos, foi feita uma apresentação em homenagem à Coluna Prestes e celebrando as influências dos povos indígenas na formação do Rio Grande do Sul. O gesto de carregar a chama por municípios remonta ao gesto do folclorista Paixão Cortês, que fez o mesmo pela primeira vez em 1947 no Parque Farroupiha em Porto Alegre.

Cortês, que faleceu no ano passado, será o homenageado nos Festejos Farroupilhas deste ano. Em Porto Alegre, já começou a montagem do Acampamento Farroupilha, que espera reunir 350 entidades tradicionalistas no parque Maurício Sirotsky Sobrinho entre os dias 7 e 22 de setembro. As inscrições dos interessados em participar do evento estão sendo feitas pela secretaria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).



Topo