Turismo

Para embarcar com segurança nas férias saiba quais vacinas são necessárias

12/07/2019 14:52
 

Foto: Agência Brasil

As viagens aumentam com o período de férias em julho. Para evitar contratempos, o turista deve se preocupar com a imunização antes de embarcar. Vacinas contra Sarampo, Hepatites A e B, tétano e febre amarela são consideradas essenciais.

Conforme o Jonal O Sul, a coordenadora de imunização, Andréa Marvão, destaca a importância da prevenção contra a febre amarela para quem for até regiões de floresta ou países latino-americanos.

Outra imunização importante é contra o sarampo. A prevenção é feita com aplicação da vacina tríplice viral, que também reage contra caxumba e rubéola.

Outra questão importante para quem vai viajar é quanto a caderneta de vacinação. Ela deve estar atualizada contra difteria e tétano (feita com a vacina DP) e as hepatites A e B. A recomendação da coordenadora é de que o cidadão vá a qualquer Unidade Básica de Saúde com 30 dias de antecedência para checar se está faltando alguma vacina.


Exterior

Para viagens ao exterior é obrigatório que o passageiro esteja com a caderneta atualizada, principalmente em relação à vacina contra a febre amarela. Antes do embarque o cartão é trocado por um de uso internacional, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Em relação a outras doenças, é preciso fazer a verificação caso a caso, dependendo do destino. Imunizações corriqueiras, como contra tétano, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) são importantes, pois mesmo países desenvolvidos têm registros dessas doenças.

Países da Ásia, Oceania e América Central, por exemplo, passaram a exigir do viajante brasileiro o certificado de vacinação contra a febre amarela, em função dos recentes surtos da doença no país.

Fonte: Jornal O Sul

Farrapo




Topo