Caçapava do Sul

Festa do Divino: Fé, devoção e grande participação popular

Por Osvaldo Carlos Dias
13/06/2019 17:57
 

Fiéis lotaram diariamente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção (Foto: TNT)

Organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção e pela Comissão Especial liderada pelo casal festeiro Antônio Celso e Maria Florina Ribeiro, a Festa do Divino Espírito Santo, maior comemoração do calendário religioso da Igreja Católica de Caçapava do Sul, foi coroada de pleno êxito graças ao trabalho e desprendimento de pessoas que colaboraram voluntariamente para a celebração de grandes momentos. Foram demonstrações  altamente significativas de fé e devoção que resultaram em grande participação da comunidade cristã, que se fez presente em massa em todos os eventos realizados.

A edição deste ano foi lançada no dia 28 de março e a abertura oficial aconteceu em 20 de abril com a cravação do mastro e hasteamento da bandeira do Divino Espírito Santo, junto à Igreja Matriz. A programação teve sequência com as visitas da bandeira do Divino aos lares caçapavanos e quatro festas no interior do município, realizadas nas capelas das comunidades de Colônia de Santa Bárbara (Santa Bárbara), Passo do Santa Bárbara (São Pedro), Picada das Graças (Nossa Senhora das Graças) e Seival (São Geraldo).

No período de 31 de maio a 09 de junho a festa ocorreu na cidade, quando foram celebradas as novenas e a missa festiva de Ação de Graças, na Igreja Matriz, tendo como pregadores o pároco Antônio Hermes, o vigário paroquial Marcos Eichner, e os convidados especiais, padres João Luiz Flesch, Nelson Lara da Rosa, Nelson Luiz Pappis, Gelso Bernardy, Osvaldo Franceschet, Rudinei Lasch e Matheus Venturini.    

Jantares a cargo de entidades e comissões de festeiros de 2017, 2018 e 2019, super bingos beneficentes e almoço de encerramento, no Salão Paroquial, completaram o programa festivo e religioso do evento que também registrou os 180 Anos de sua primeira edição em Caçapava do Sul, realizada em maio de 1839, ano de instalação da Capital Rio-Grandense em nossa cidade.

Destaque ainda, para a participação e o apoio recebido da Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo, dos representantes do Grupo de Cavalhadas, mordomos, corte, damas, anjinhos, ministros, ministras, equipe de liturgia, comentaristas, corais e grupos que abrilhantaram a festividade, entidades, comércio, indústria e de todos os demais colaboradores que estiveram presentes, trabalharam ou fizeram doações para que fosse possível a realização da Festa do Divino Espírito Santo de 2019.  


Foto: TNT


Por Osvaldo Carlos Dias

Farrapo




Topo