Estado

Na Carta de Gramado, governadores manifestam apoio a reformas e à MP do Saneamento

26/05/2019 14:41
 

Reunidos em Gramado, na serra gaúcha, neste sábado (25/5), os governadores dos sete Estados que compõe o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinaram uma carta aberta em que expressam apoio a reformas estruturais, em especial à da Previdência, na busca pelo equilíbrio fiscal, e prometem um esforço conjunto em prol de uma agenda de crescimento para o país.

 

“Reunimos 70% do PIB do país e mais de 50% da população brasileira. Nossos Estados têm uma clara afinidade, completamos as ações uns dos outros e isso nos estimula a buscarmos coordenação de esforços. Isso não significa consenso absoluto e que não tenhamos espaços de competição e divergência, mas que compreendemos que vamos melhorar muito mais a vida da sociedade e dos Estados a partir desse processo de integração do Cosud”, destacou o anfitrião do evento, governador Eduardo Leite.

A chamada Carta de Gramado foi elaborada em conjunto pelos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG) e pelo vice-governador Cláudio Castro, representando Wilson Witzel (RJ), no final da manhã deste sábado. Em coletiva de imprensa, no início da tarde, Leite leu a íntegra do documento.

A Carta inclui apoio do RS, SP, MG, RJ e SC à medida provisória 868, a MP do Saneamento. Caso aprovada, “permitirá modelagens financeiras robustas que irão de fato possibilitar ao país superar a profunda dívida com a sociedade na prestação de serviços essenciais ao bem-estar individual e coletivo”, destacam os governadores desses Estados.

Apesar de apresentar ressalvas à medida provisória, ES e PR expressam apoio a uma “maior participação do capital privado nos investimentos necessários para a universalização dos serviços. Todos concordam com a necessidade de atrair mais investimentos, aumentar a cobertura e melhorar a qualidade dos serviços”.

“O Cosud foi uma iniciativa de integração dos Estados do Sul e Sudeste, que surgiu  em MG, para dividirmos boas experiências, integrarmos nossas ações e organizarmos serviços de forma conjunta”, concluiu Leite.

O terceiro encontro do consórcio segue durante a tarde deste sábado, com foco em reuniões temáticas, envolvendo secretários e técnicos dos sete Estados, sobre assuntos de interesse das administrações estaduais abordando desenvolvimento econômico, educação, infraestrutura, ambiente, transportes, saúde e segurança pública, entre outros.

A próxima reunião do Cosud irá ocorrer no dia 13 de julho no Espírito Santo.  

Clique aqui para ler na íntegra a Carta de Gramado. 

Governo do RS