CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
  Caçapava do Sul

Projeto Caminhar pela Vida entrega material esportivo para moradores

 

Foto: Divulgação/Prefeitura

O projeto Caminhar pela Vida, da Prefeitura Municipal desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Geral e CMD, que teve início em janeiro deste ano e já conta com quase 100 participantes, recebeu mais um reforço nesta semana: uniforme e equipamentos para ginástica laboral.

O prefeito Giovani Amestoy,a companhado do Coordenador do projeto, Gerson Barcelos, da Coordenadoria Municipal de Desporto (CMD), das Secretárias Cássia Freitas (Geral) e Inês Sales (Saúde) fizeram a a entrega das camisetas do projeto e do material esportivo à equipe do módulo Promorar, atendidos no Centro Esportivo juntamente com a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“O objetivo do projeto é caminhada com acompanhamento médico, funcional, exercício de melhora de coluna, musculatura, físico e mental. Tem gente que já largou até da bengala, remédios de ansiedade, diabetes, ente outros, graças as melhorias que os exercícios físicos ocasionam”, disse a educadora física do projeto, Valéria de Lima Nobre.

De acordo com o coordenador, Gerson, o projeto ocorre no Módulo da Promorar (ESF1), de segunda e quarta, das 9h às 9h45 e das 9h45 às 10h15 onde são atendidos 38 pessoas; no Areião (ESF3), de terça e quinta, às 15h, com 20 pessoas; no Estádio (Postão); de terça e quinta, às 13h30, e atende 28 pessoas e no Aeroporto (ESF V. Henriques) de segunda e quarta às 16h, atendendo 12 pessoas. “Quem quiser fazer aulas, pode procurar a Valéria nestes dias, durante as aulas, ou a ESF de seu bairro ou ainda o CMD.

Luis Antônio Araújo de Oliveira, o Tonho, morador do bairro, participa do projeto e parabenizou a esquipe pelo investimento: “Parabéns pela Prefeitura por nos dar qualidade de vida. Esse projeto tem de ser além da Gestão Atual, independente de Prefeito ou partido. Espero que não termine nunca, pelo bem da comunidade”. Tonho também disse que quer ajudar a colocar umas árvores ainda para as futuras gerações do bairro no Módulo, que deve ser inaugurado ainda neste semestre. “Temos de preservar e manter o que é nosso”, disse.

O prefeito falou sobre a importância de fazer esportes, de aumentar a qualidade de vida da população e da transformação que o esporte pode ocasionar na vida dos mais jovens, tirando de situações de abandono e pobreza, bem como da qualidade na expectativa de vida dos mais velhos, como no caso do projeto:

“Esse material (camisetas, colchonetes e aparelhos de exercícios funcionais) é para garantir saúde, esporte e lazer para todos. E todos os bairros, descentralizando o acesso. A Prefeitura tem de levar até as comunidades esses projetos, não centralizar tudo. E este projeto, que começou aqui na Promorar, em menos de um semestre já é realidade em vários outros pontos da cidade. Parabéns para todos os envolvidos e todos que buscam melhorar sua saúde”.

Comunicação da Prefeitura / Caçapava do Sul