Esporte

Atleta caçapavano conquista vaga no Mundial de Triathlon na França

Por Eduardo Schneider
08/05/2019 14:34
Atualizada às 14h58min.
 

Caçapavano Rafael Vargas Correa no IRONMAN 70.3, em Florianópolis (Foto: Arquivo Pessoal)

O caçapavano Rafael Vargas Correa, 34 anos, garantiu uma vaga no Campeonato Mundial de Triathlon, que vai ser realizado em Nice, na França, dia 7 de setembro. A vaga foi conquistada na competição chamada de IRONMAN 70.3, que foi realizada em Florianópolis, dia 28 de abril. Antes do mundial, ele ainda disputa uma prova dia 9 de junho, o IRONMAN 70.3, em Fortaleza.

Rafael, que também é Policial Militar em Caxias do Sul, pratica Triathlon desde 2013 e afirma que o principal objetivo do momento é disputar o campeonato mundial na França. O maior desafio é manter a maior regularidade entre as três modalidades: natação, ciclismo e corrida.

“A gente compete com atletas do mundo todo, pois a marca IRONMAN tem um ranking extremamente organizado e reúne cerca de 80 etapas em todo mundo. Cada etapa tem um número específico de vagas para a final do mundial. Conseguindo classificar, o atleta confirma se vai ou não disputar, com todos os custos por sua conta”, explica.

No histórico do atleta, consta o Campeonato Gaúcho, competição em que foi campeão no ano de 2015, além das etapas do IRONMAN Brasil, IRONMAN 70.3 Floripa, IRONMAN 70.3 Punta Del Este, IRONMAN 70.3 Buenos Aires e Challenge Floripa. As participações em competições de nível internacional aconteceram após uma evolução do treinamento. O início foi marcado por treinos com triatletas em uma piscina, quando Rafael já era Guarda Vidas da Brigada Militar. Depois, em 2014, o atleta procurou profissionais capacitados.

Para Rafael, o principal benefício do Triathlon é a qualidade de vida que o esporte proporciona. Já, o lema é “fazer com que o dia de amanhã seja melhor que o de ontem”, princípio que leva para a profissão, esporte e família nas figuras do pai, João Antônio Correa e a mãe, Guacira Correa, aos quais costuma visitar uma vez ao mês, em Caçapava do Sul.


Busca por patrocínio

A vaga conquistada para o Mundial, no entanto, não garante a participação do atleta na competição na França. Isto porque os custos da viagem são do próprio atleta e Rafael não tem a quantia necessária para participar. Quem tiver interesse em patrocinar o policial militar, pode entrar em contato pelo telefone (54) 98158.1646.


Participação de Rafael no IRONMAN 70.3, em Florianópolis no dia 28 de abril (Foto: Arquivo Pessoal)


Participação de Rafael no IRONMAN 70.3, em Florianópolis no dia 28 de abril (Foto: Arquivo Pessoal)


Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo