Caçapava do Sul

Testes são realizados no chafariz do Largo Farroupilha

Reparos devem ser realizados no local para que chafariz volte a funcionar

Por Eduardo Schneider
13/03/2019 16:13
 

Fonte leva o nome do ex-prefeito Ismael Vivian Eilers (Foto: Eduardo Schneider/Farrapo)

As águas dançantes no chafariz do Largo Farroupilha tem chamado a atenção de diversas pessoas nos últimos dias. É que testes estão sendo realizados na fonte que leva o nome do ex-prefeito de Caçapava do Sul “Ismael Vivian Eilers”.

Uma das cidadãs que ficou surpresa com a cena foi à dona Maria Silveira, moradora da Vila Jardim. Ao ver a “dança” das águas, ela lembrou da época que era adolescente: “Ia na praça aos finais de tarde com o meu namorado. Era bonito de ver e enchia de gente”.

Segundo o vice-prefeito e atual secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Luiz Carlos Guglielmin, o objetivo é reativar a fonte para que a população possa contar novamente com o espaço de lazer.

“A primeira etapa consiste em testes e depois faremos reparos na parte elétrica e hidráulica. Por último, queremos embelezar o local com os serviços de pintura e plantio de flores no entorno do chafariz. Nosso planejamento é de que o sistema esteja funcionando 100%, já neste mês”, frisou Guglielmin.

O funcionário público municipal, conhecido como seu Salvador, trabalha no setor de hidráulica da Prefeitura e disse que após o conserto no aparelho de temporizador será possível programar os horários de funcionamento da fonte. Os pequenos vazamentos existentes no local também devem ser consertados.

Segundo Guglielmin, o valor do investimento financeiro para que o chafariz volte a funcionar é baixo. A ideia e os reparos foram discutidos com o prefeito Giovani Amestoy, que aprovou a iniciativa.

Além da fonte, também fazem parte do Largo Farroupilha, os jardins, as placas comemorativas de fatos históricos, o busto de Bento Gonçalves e prédios históricos no seu entorno, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, Clube União Caçapavana e Instituto Dinarte Ribeiro.


Seu Salvador é quem cuida da parte hidráulica da fonte (Foto: Eduardo Schneider/Farrapo)


Vice-prefeito Luiz Guglielmin e o funcionário público, conhecido como seu Salvador (Foto: Eduardo Schneider/Farrapo)


Por Eduardo Schneider

Farrapo