Geral

Conheça as cobras que estão assustando moradores da capital gaúcha

Por Agora no RS
13/02/2019 13:55
 

Foto: Dyéssica Machado/SMAMS

Moradores de Porto Alegre estão identificando a presença de cobras na cidade. De acordo com a Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade), serpentes estão aparecendo em áreas urbanas da cidade.

A Prefeitura da Capital recebe uma ligação sobre cobras-verdes e cobras dormideiras a cada dois dias. A maior preocupação dos moradores é se os animais são venenosos, o que a Smams garante que não. As espécies são pequenas e inofensivas, porque não são peçonhentas.

A Equipe de Fauna Silvestre da Smams diz que a presença das cobras está ligada ao calor em Porto Alegre. “A temperatura externa é essencial para as atividades desses animais, pois o calor da primavera e do verão esquenta os corpos das serpentes e elas saem a procura de alimento, como insetos, caracóis e até filhotes de ratos. Passado este período, elas retornam ao estágio de hibernação”, explica a bióloga Soraya Ribeiro.

Apesar de serem de espécies inofensivas, as serpentes são temidas pelas pessoas. O aparecimento dos animais é mais normal em jardins, praças e parques. Eles não entram pelo vaso sanitário, por exemplo.

Por integrarem a cadeia ecológica, são elementos cruciais para  o equilíbrio do ambiente, controlando a proliferação de outras espécies e servindo de alimento para outros animais. Para diminuir a possibilidade de ocorrência de serpentes nos pátios, a orientação da Smams é mantê-los sem entulhos e com a grama cortada. Por estarem sempre caçando, as serpentes podem pensar que em meio à grama alta e ao lixo acumulado há um rato ou outro animal.


Por Agora no RS

Farrapo




Topo