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Novo modelo de Carteira de Identidade deve entrar em vigor dia 1º de março

28/01/2019 15:47
 

Ilustração da nova Carteira de Identidade (Foto: Reprodução/IGP)

A emissão do novo modelo nacional para Carteiras de Identidade tem data para começar: 1º de março de 2019. O modelo vai alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

O período de implantação compreende os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Nesta etapa, os postos de identificação ficam abertos, mas haverá restrição temporária de alguns serviços.

A Carteira de Identidade expressa vai continuar sendo emitida até o dia 25 de fevereiro. De acordo com o governo, os valores para confecção do documento não mudam. O valor vigente até o dia 31 de janeiro de 2019 estabelece que a 1ª via da Carteira é gratuita; a 2ª via: R$ 65,88 - Isentos: maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória à apresentação do Boletim de Ocorrência) e 2ª via (modalidade expressa): R$ 85,65.

O novo modelo vai conter uma série de novas informações, entre elas, a opção de incluir dados como Cartão Nacional de Saúde, Identidade Profissional, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Certificado Militar, Título de Eleitor, número do PIS/PASEP, do CPF e DNI.

Informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh, nome social e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergência também podem ser incluídos no documento. Além disso, um QR Code impresso na parte interna permitirá acesso eletrônico das informações.


Conheça o cronograma divulgado pelo Instituto-Geral de Perícias:

- 08 a 31 de janeiro: fase de testes do sistema que será utilizado na implantação do novo modelo de CI. Em paralelo, será realizado o treinamento dos servidores do IGP responsáveis pelo serviço;

- 31 de janeiro: prazo final para o encaminhamento de CIs no modelo a ser extinto, com prazo normal de entrega, em todo o Estado.

- 04 de fevereiro: iniciará, em todo o Estado, o encaminhamento de CIs do novo modelo, que serão entregues a partir de 1º de março. Somente para situações emergenciais comprovadas serão emitidas Carteiras de Identidade no modelo a ser extinto, obedecendo as datas que seguem abaixo:

- até 15 de fevereiro: encaminhamento de carteiras emergenciais no modelo a ser extinto, no interior do Estado e região metropolitana;

- de 18 a 22 de fevereiro: somente nos postos da rede Tudo Fácil e Posto de Identificação (Av. da Azenha, 255)  encaminharão CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, com entrega exclusiva em Porto Alegre na Av. da Azenha, 255;

- 25 de fevereiro: somente a sede do DI (Av. da Azenha, 255)  encaminhará CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, exclusivamente em casos de emergência comprovada.

- 26 a 28 de fevereiro: estará suspenso o encaminhamento de CIs emergenciais em todo o Estado. Este período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto;

- 01 de março: Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de CI com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados.

Farrapo




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