Segurança Pública

Presídio terá controle biométrico de presos e visitantes

23/09/2012 14:34
 

Novo sistema unificará os bancos de dados de apenados e visitantes do Presídio Estadual (Foto:Marcelo Marques/farrapo.com.br)

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) começa a implantar nesta segunda-feira, dia 24, em todos os estabelecimentos prisionais do Estado, o Sistema Infopen RS. Desenvolvido pela Procergs, permitirá o controle biométrico de presos e visitantes através de um único sistema, evitando assim o ingresso com nomes falsos. 

O Infopen RS substituirá os sistemas CIA e Infopen, unificando os bancos de dados de apenados e visitantes. A chefe da Divisão de Controle Legal (DCL) da Susepe, Marli Anne Stock, setor que gerenciará o sistema, afirma que a nova ferramenta proporcionará maior agilidade nos processos de controle. "Isso Vai facilitar a consulta e a tramitação de documentos, além de realizar a identificação, cadastramento e controle das movimentações e registro de dados". 

O diretor administrativo da Susepe, Giovani Mota Moreira, destaca que foram investidos R$ 3 milhões em equipamentos, como computadores, impressoras, coletores de digitais e webcams. O Governo Federal repassou parte dos recursos, com contrapartida do Estado. As ações administrativas da Susepe geraram economia ao Estado, permitindo a aquisição dos equipamentos.


Equipamento permitirá o controle biométrico de presos e visitantes (Foto:Neiva Motta/Divulgação)


Fonte: Susepe

Farrapo




Topo