Obituário - Luto no esporte

Ídolo do Grêmio Tarciso Flecha Negra morre aos 67 anos

Por Jornal O Sul
05/12/2018 09:41
 

Ídolo do Grêmio Tarciso Flecha Negra (Foto: Reprodução)

O vereador de Porto Alegre e ex-jogador do Grêmio Tarciso Flecha Negra morreu na madrugada desta quarta-feira (5), aos 67 anos, na Capital gaúcha. Ele estava internado no Hospital São Lucas da Pucrs. Segundo informações de familiares, o ex-goleador, um dos maiores ídolos da história do clube gaúcho, morreu em decorrência de um tumor ósseo.

José Tarciso de Souza nasceu em São Geraldo (MG) em 15 de setembro de 1951, coincidentemente no mesmo dia e mês da fundação do clube que amava. Ele começou a sua carreira em 1970 defendendo o América-RJ e chegou ao Estádio Olímpico três anos depois para se tornar o jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio: foram 721 jogos com 226 gols marcados.

Tarcísio é o segundo maior goleador da história do time gaúcho, ficando atrás apenas de Alcindo, o Bugre. O ex-atacante conquistou a Libertadores e o Mundial em 1983; o Campeonato Brasileiro em 1981; e os Campeonatos Gaúchos de 1977, 1979, 1980, 1985 e 1986, seu último ano no Tricolor. Chegou a disputar oito jogos pela Seleção Brasileira, marcando um gol.

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense presta sua solidariedade aos parentes, amigos e admiradores em geral”, afirmou o Tricolor. Após encerrar a carreira de jogador, Tarciso abriu a sua própria escolinha de futebol, onde exercia diversos trabalhos sociais.

“Ele foi um homem humilde, certo, amigo e sincero. A solidariedade que fazemos a ele e a sua família são pelos serviços prestados ao Grêmio e à toda sociedade. O Tarciso está eternamente marcado na história do Grêmio”, afirmou o presidente do clube, Romildo Bonzan Jr., em entrevista à rádio Grenal.

“Seus mandatos sempre foram dedicados aos que mais precisavam. Era um líder carismático. Suas causas eram sempre as populares”, disse o dirigente sobre a atuação do ex-jogador na Câmara Municipal. No início dos anos 2000, Tarciso investiu na carreira política, sendo eleito vereador pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012 e 2016.

“Eu tenho certeza que neste momento Deus está dando um grande abraço no Tarciso. O torcedor tem que dar um grande grito em homenagem a ele”, declarou o ex-treinador gremista Valdir Espinosa, campeão da Libertadores da América e do Mundial com o clube em 1983.

“A quarta-feira começou mais triste com a notícia da morte do vereador Tarciso Flecha Negra. Um ídolo do futebol, da torcida gremista e grande parlamentar que deixará saudades. O meu abraço aos familiares, amigos e admiradores. O município fará luto oficial de três dias em homenagem”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.

O velório do ex-atleta ocorre no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores, e o sepultamento no Cemitério Jardim da Paz, às 18h.


Tarciso conquistou o Mundial de Clubes com o Grêmio em 1983 (Foto: Reprodução/Grêmio FBPA)


Por Jornal O Sul

Farrapo