Cultura

Tio Cida receberá prêmio de Culturas Populares do Ministério da Cultura

Premiação é uma das atividades alusivas ao mês da consciência negra em Caçapava do Sul

Por farrapo.rs
08/11/2018 10:48
 

Foto: Arquivo/Farrapo
Francisco Acidemar Nunes, conhecido como Tio Cida, irá receber o prêmio de Culturas Populares, reconhecimento Nacional do Ministério da Cultura, no dia 14 de novembro. A premiação será às 9 horas, no Compir - antigo Mercado Municipal, na rua 15 de Novembro.

O artista caçapavano também está sendo homenageado com a exposição “Mestre da Cultura Popular do Estado, Tio Cida”, que fica a mostra até dia 13 no gabinete do prefeito. Depois segue para a Coordenadoria Municipal de Políticas de Igualdades Raciais- Compir (antigo Mercado Municipal) e Museu Lanceiros do Sul. No Museu serão exibidas peças criadas pelo artista como instrumentos musicais de origem africana, além de peças talhadas em madeiras e Abayomis (palavra de  origem ioruba que significa boneca negra).


Novembro, mês da Consciência Negra

A Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Racial organizou a programação do Mês da Consciência Negra de Caçapava do Sul. Segundo Catia Cilene Morais Dutra, as atividades ocorrem até o dia 30 de novembro. 

 

Dia 8 

- Oficina e encontro de trancistas, maquiagem artística e dicas de beleza afro-brasileira. Local: Compir (antigo Mercado Municipal). Hora: às 13h30min

 

Dia 9 

- Lançamento do Projeto: “Saúde como direito; Equidade como caminho” em parceria com a Secretaria de Saúde. Local: Clube Harmonia. Hora: 13h30min

-Oficina de Bonecas Abayomi

 

Dia 14 

- O “Mestre da Cultura Popular do Estado, Tio Cida”, receberá o prêmio de Culturas Populares, reconhecimento Nacional do Ministério da Cultura. A entrega será no Compir (antigo Mercado Municipal, na rua XV de Novembro), às 9h, onde ele ficará ao longo do dia para receber a comunidade e convidados.

 

Dia 20 

- Premiação Leniza Dorneles Esteves. Local: Clube Harmonia, às 13h

Sobre o Prêmio: Promovido pelo Clube Recreativo, NEABI Unipampa, Secretaria de Educação e Sindicato dos Professores de Caçapava do Sul e Compir, o Prêmio Maria Leniza Dorneles Esteves estimula o desenvolvimento de boas práticas educativas em cultura e história afro-brasileira nas escolas municipais de Caçapava do Sul. A homenageada que dá nome ao Prêmio, professora negra de formação mais antiga do município, faleceu no mês passado.

Nele, três projetos vinculados a promoção da igualdade racial e ao estudo da história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação infantil e fundamental da rede municipal serão premiados em dinheiro, de acordo com a Seleção feita, conforme Edital e pelas redes parceiras supracitadas.

 

- Sessão Solene da Câmara de Vereadores no CTG Clareira da Mata, às 18h.

 

Dia 21 

- Encontro das Comunidades Quilombolas: O CRAS Volante de Caçapava do Sul receberá o CRAS Volante de Agudo, promovendo um encontro das Comunidades Quilombolas dos Municípios. Local: CRAS Volante ( Quilombo) dia 21 de novembro, ao longo do dia.

 

Atividades Permanentes

As unidades de Saúde do Município promovem ao longo do mês: ESFV: Autoestima e Expectativas; ESFIV Estudo Epidemiológico da População negra; ESFIII Educação popular em saúde e políticas de promoção de equidade; ESFII Saúde da Mulher negra e ESFI Doenças de maior prevalência na População Negra.

 

Cultura e Turismo

Centro Cultural: Exposição no Museu Lanceiros do Sul com a temática Consciência Negra.

Biblioteca: Literatura Infantil com temática a Hora Encantada, com escritores e personagens afros.

Roda de Conversa “Presença Negra”. O objetivo é sob a coordenação do Professor Luiz Hugo para identificar os locais onde se podem encontrar resquícios da memória ou indícios da participação de negros na História de Caçapava. Participação da Comunidade Quilombola. Data a Ser definida.


Por farrapo.rs

Farrapo