Educação

Enem 2018: 9 dicas para mandar bem na redação

Com a proximidade do fim do ano, crescem as expectativas e se intensificam os preparativos para os vestibulares e prova do Enem

04/10/2018 12:04
 

Foto: Reprodução

Com o objetivo de ajudar os jovens que querem ingressar na faculdade, a professora de português do Colégio Marista Frei Rogério, Nilda da Graça Ouriques Dantas, preparou uma série de dicas que farão toda a diferença no treino para uma das etapas mais temidas: a redação.

Informe-se. Só escreve bem quem está informado, portanto, esteja inteirado, diariamente, sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, de interesse geral. Antes da prova, ao longo do período de preparo, leia portais de notícias, jornais, assista a debates, etc.

Concentre-se.  No dia da prova, fique atento ao tema proposto e aos textos base. Não se esqueça de que os textos são apenas referências e motivadores, por isso, não os copie.

Direcione-se ao tema. Todo o texto gira em torno do tema central. Ao ler a proposta observe se não há um enfoque específico como aqueles  que  pedem  causas,  efeitos e caminhos.

Elabore o roteiro. Ao ler a proposta prepare um roteiro que tenha motivos, consequências e alternativas, ou soluções. Faça com muita atenção para não perder tempo depois. Quem se organiza  no  roteiro, não  foge  do  tema.

Divida a estrutura do texto. Essa dica poderá ajudar muito no dia da prova, mas é fundamental que você a utilize durante o período de estudos, para treinar. Até 6 linhas na introdução; Até 8  linhas  no  desenvolvimento; Até 6 linhas  na  conclusão; Use períodos  curtos, eles facilitam  o entendimento.

Utilize a interdisciplinaridade. Sugere-se uma disciplina na introdução para poder contextualizar o tema, e outra no desenvolvimento.

Introdução (o quê). A introdução abre o texto.  Aqui você diz o que abordará no seu texto. Deve conter, no caso do Enem: Contexto + tema + tese. Já nos vestibulares é composto de apresentação do tema + tese.

Desenvolvimento. No desenvolvimento é onde o autor justifica, explica, analisa, faz analogias e comparações. Não se esqueça de que fato não é opinião. Deve ser composto por um tópico frasal + ampliação da ideia. Na ampliação exponha tudo que justifique o seu ponto de vista. Utilize conectivos para “ligar” suas ideias. Todo parágrafo deve ser “fechado”.

Conclusão: desfecho do texto. Alguns vestibulares permitem proposta de intervenção; outros, só retomada da tese. Para o Enem utilize proposta de intervenção e para os vestibulares, use a retomada de tese.


Sobre o Enem 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve divulgar os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo dia 22 de outubro. Os candidatos poderão acessá-lo pela Página do Participante.

O Exame será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro. Ao todo, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem.


Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Com informações de Luiza Lafuente

Farrapo




Topo