Geral

Laboratório Saretta recebe Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão de Qualidade

02/08/2018 10:24
 

Equipe do Laboratório Saretta (Foto: Divulgação)

O Sistema Nacional de Acreditação (DICQ) certificou que o Laboratório Saretta foi auditado e obteve a aprovação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Competência Técnica. O certificado confirma a qualidade dos exames de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, imuno-hematológicos, hematológicos, biofísicos, citológicos, patológicos ou outros materiais provenientes do corpo humano.

Conforme o farmacêutico bioquímico Alexandre Nabaes Ferreira, esta é a primeira vez que um laboratório de Caçapava do Sul recebe um Certificado de Acreditação: “Para receber este certificado recebemos diversas auditorias especializadas do DICQ no decorrer de 2017. As auditorias foram abrangentes. Além de exames, foi avaliado o atendimento, área técnica, funcionários e equipamentos”.

Criado em 1997, como Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade e posteriormente expandido para Sistema Nacional de Acreditação, o DICQ é uma empresa técnico-científica que tem por objetivo a realização de inspeção, auditorias, credenciamento e acreditação do sistema da qualidade de Laboratórios Clínicos. Também envolve organizações prestadoras de serviços de saúde, através de critérios e requisitos próprios.

Tem como compromisso atuar na melhoria da qualidade dos Laboratórios Clínicos do país, com vistas à implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Organizacional e Técnica a fim de obter laudos confiáveis para tratamento e acompanhamento das patologias humanas.


Acreditação de laboratórios clínicos garante a qualidade dos processos

A acreditação de laboratórios de análises clínicas é concedida com base nos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR NM ISO 15189. No Brasil, quem faz a Coordenação Geral de Acreditação é o Instituto de Metrologia (Inmetro), além disso, existem órgãos certificadores autorizados a atuar.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial fornece o Certificado de Acreditação do PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos. Já, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas tem o DICQ Sistema Nacional de Acreditação. Além disso, os laboratórios também podem ser acreditados pelo Colégio Americano de Patologia (CAP), pelo qual recebem uma certificação internacional.

O Laboratório Saretta de Caçapava do Sul optou pela Acreditação da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, através do DICQ, que é o Sistema Nacional de Acreditação.

Conforme o Dr. Guilherme Ferreira de Oliveira, membro da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), hoje, as empresas que adotam um programa de controle de qualidade já estão a um passo à frente daquelas que ainda não o fizeram. E a Acreditação seria um passo a mais, ou seja, ela dá ao médico e ao paciente a tranquilidade de que os laudos de laboratórios acreditados têm total confiabilidade.


Relação de laboratórios com e sem Acreditação no Brasil

Em 2010, o IBGE estimou a existência de mais de 16 mil laboratórios no Brasil. No entanto, apenas 5% são Acreditados.

Pelo DICQ, sistema utilizado pelo Laboratório Saretta, são cerca de 300 laboratórios. Pelo PALC, são aproximadamente 150; Já o CAP tem acreditados 12 laboratórios. 

Informe Comercial

Farrapo




Topo