Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 13, a Operação Fogo-Fátuo com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraudes licitatórias, organização criminosa e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul. O vice-prefeito de Agudo, Moises Kilian (MDB), foi preso.
Na ação, outras cinco pessoas também foram detidas. Ao todo foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, nove de bloqueio de ativos e quatro de prisão nas cidades de Agudo, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Canoas e Porto Alegre.
Para o Jornal O Sul, os delegados André Lobo Anicet e Max Otto Ritter disseram que as investigações duraram aproximadamente um ano, visando à desarticulação de uma organização criminosa estruturada no município de Agudo, pelo menos desde o ano de 2012. A quadrilha atuava na Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Obras, formada pelo vice-prefeito, assessores e motoristas, em conluio com empresários do ramo de máquinas e peças.
Nas apurações, foi possível obter dados indicando possível fraude a procedimentos licitatórios, através da combinação de valores e fracionamento das compras, buscando enquadramento nos limites legais de dispensa de licitação. Conforme a polícia, eram solicitadas notas fiscais com valores superfaturados, visando ao desvio de recursos públicos. O prejuízo estimado, considerando-se apenas os exercícios financeiros de 2015 e 2016, de acordo com auditorias do TCE (Tribunal de Contas do Estado), pode atingir R$ 1,1 milhão.
Foram apreendidos documentos relacionados às dispensas de licitação e contratos administrativos entre a prefeitura de Agudo e empresas do ramo de peças e maquinários, além de notas de empenho e fiscais, agendas, anotações e telefones celulares dos principais investigados. Armas de fogo também foram apreendidas.
Por Com informações da Polícia Civil e Jornal O Sul
- Brigada Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo
- Agência bancária é arrombada em Canguçu nesta madrugada
- Polícia investiga caso de homicídio em Caçapava do Sul
- PRF apreende 54 mil maços de cigarro contrabandeados em Santana do Livramento
- PRF e Polícia Civil cumprem mandados de buscas e apreensões em Caçapava do Sul
2019-02-13 08:37:41
Carga imprópria para o consumo é apreendida em Santa Maria
2019-02-06 18:22:07
Brigada Militar e Polícia Civil realizam operação conjunta
2019-02-06 13:44:21
PRF apreende três armas e recupera veículo roubado em Hulha Negra
2019-02-06 08:51:51
Carro é incendiado no interior de Caçapava do Sul