Economia

Otimismo do empresário do comércio volta a se confirmar em abril

Indicador medido pela Fecomércio-RS cresceu 10,3% na comparação com o mesmo mês de 2017

Por Fecomércio RS
08/05/2018 09:15
 

Foto: Reprodução

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul encerrou abr/2018 em 110,8 pontos. Com isso, o indicador  mais uma vez fecha com variação positiva (10,8%) na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Nessa base de comparação, todos os componentes que formam o ICEC apresentaram expansão, contudo, tanto a avaliação das condições atuais quanto o indicador de investimentos permanecem em patamar pessimista. Com o resultado de abril, o indicador alcança nove meses seguidos de alta na comparação com o mês anterior. A pesquisa pode ser acessada aqui.

O indicador que avalia as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) chegou a 90,5 pontos em abril, um crescimento de 25,0% sobre o mesmo período de 2017 – dado que evidencia que a percepção dos empresários quanto ao cenário atual segue em processo de melhora, embora ainda em nível pessimista (abaixo de 100,0 pontos). De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, “o dado comprova que o cenário é de recuperação da economia, ainda que fraca e lenta. A conjuntura atual  é melhor descrita como menos pessimista ao invés de mais otimista”, afirma.  O resultado do componente é o melhor desde abril de 2014, mas ainda permanece abaixo dos 100,0 pontos. .

As expectativas dos empresários do comércio (IEEC) tiveram variação positiva de 3,1% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, alcançando 151,3 pontos. “A perspectiva de recuperação do mercado de trabalho, especialmente em vagas formais, com a inflação e os juros em níveis reduzidos colaboram para que o empresário do comércio espere um cenário mais favorável este ano”, pontuou o presidente da Fecomércio-RS, alertando, no entanto, que os dados do indicador podem sofrer mudanças conforme o quadro eleitoral for construído.

O componente que avalia os investimentos do empresário do comércio (IIEC) apresentou alta de 10,3% na comparação com abril do ano passado, chegando a 90,6 pontos.   O indicador de abril revela uma perspectiva mais positiva em relação ao cenário econômico para 2018, por isso a intenção de investimento dos empresários do comércio segue em recuperação. No que diz respeito à contratação de funcionários, o indicador da série permaneceu estável em nível de neutralidade. Conforme a capacidade das empresas for ocupada com a retomada econômica, a intenção de contratação deverá voltar a um patamar otimista. 


Por Fecomércio RS

Farrapo