Economia

Começa a colheita das olivas em Caçapava do Sul

Por farrapo.rs
23/02/2018 10:29
 

A empresa Tecnoplanta, responsável pela produção do Azeite Prosperato, começou a colheita das olivas com uma média de 3 a 4 kg por pé, abaixo da média anual, que é de 10 kg.

As condições climáticas e a baixa quantidade de chuva contribuíram para a pequena baixa, conforme afirmaram Osmar Rosa, diretor técnico da empresa e Eudes Marchetti, diretor geral da empresa.

“Nós colhemos em média 100 toneladas de azeitonas e produzimos aproximadamente de 10 a 12 mil litros de azeite, e com qualidade e reconhecimento internacional. Em março nosso produto deve chegar às prateleiras e temos a perspectiva de que até 2020 o azeite gaúcho seja reconhecido em todo mundo pela qualidade e pelo investimento no fruto e em maquinário de ponta”, justificou Marchetti.

A propriedade da Tecnoplanta, que fica na Vila Progresso, tem mais de 300 hectares e mais de 90 mil árvores de oliveiras.


Comitiva da Prefeitura se reuniu com diretores da Tecnoplanta

Foto: Heron Freitas/Prefeitura
Os diretores da Prosperato, Eudes Marchetti e Osmar Rosa receberam o vice-prefeito Luiz Guglielmin, secretário de Agropecuária, Marcelo Freitas e da Assistência Social, Nei Tavares, na quinta-feira, 22. Eles apresentaram à equipe da Prefeitura uma colheitadeira dos frutos, máquina adquirida recentemente pela empresa:

“Ela vibra os galhos de árvores e recolhe os frutos sem que eles caiam no chão e sem danificá-los, proporcionando melhor qualidade de acidez, além de não correr o risco de pisotear a azeitona, o que às vezes ocorre na colheita manual, e de não estragar a planta”, disse Rosa.

Também falaram sobre a qualidade do azeite produzido em Caçapava, que já recebeu prêmios internacionais devido à baixa acidez. Além de ser puro, e produzido em pequenas propriedades, mantém a qualidade por não sofrer por processos de transporte, calor, entre outros sofridos por azeites que vêm em contêineres de navios e que chegam nas prateleiras rançosos e sem sabor.


Por farrapo.rs

Farrapo




Topo