Estamos diante de um fato realmente sem a mínima consideração com os transeuntes de nossa terra. Começamos com a dificuldade de sair da calçada e atravessar a rua. Carros estacionados fora do limite permitido. Os pontos de estacionamento rotativos principalmente em frente às farmácias são desrespeitados. Locais de carga e descarga, também são privilégio de alguns.
Espaços destinados aos idosos ou portadores de deficiência física estão sempre ocupados por pessoas inescrupulosas, sem o mínimo respeito a quem precisa. “Faixas de segurança para pedestres é salve-se quem puder, quando ainda não são xingados”. Lamentavelmente chegamos a um ponto difícil de reverter: o costume e a desobediência superam a lei.
E as nossas calçadas. Raro lugar está em perfeita condição de trafegabilidade dos transeuntes, inclusive nos órgãos arrecadadores e fiscalizadores destes locais. Os menos favorecidos com os passeios públicos são realmente os que mais usam a via pública. Estudantes trabalhadores e demais seguimentos do povo vem das periferias sem nada de calçadas, enquanto os automóveis no asfalto.
Para caminhar em nossas calçadas principalmente nas ruas centrais, só em “zigue zague”, tamanha é a quantidade de placas de propaganda. Algumas obstruindo metade do passeio público. Hoje são colocadas lajotas diferenciadas para pessoas com deficiência visual terem melhor maneira de orientação. Nem isto é respeitado, carros ficam estacionados no logradouro e os coitados dão de encontro com forte obstáculo.
Fiscalização, quando exercida, a revolta chega até nossos representantes que deveriam estar atentos com problemas simples de resolver e de grande utilidade para nossos contribuintes.
Remaldo Cassol
Por farrapo.rs
- Prefeitura assina investimento em torno de R$ 100 mil para consertos de ruas
- Equipe da RBS TV finaliza gravações do Partiu RS em Caçapava do Sul
- VÍDEO: Homenagem especial para Caçapava do Sul
- Caçapava tem Decreto de Estiagem reconhecido pelo Estado
- Caçapava do Sul decreta situação de emergência devido a estiagem
2019-02-14 15:57:45
Educação ambiental também faz parte da educação
2019-02-07 10:44:57
Quanto "Vale" a vida? É o tema do artigo de Norton Bitencourt
2019-02-04 09:30:59
Poema da semana: "Pescador do Rio Doce", de Marizette Dotto
2019-01-31 09:22:46
Artigo: Melhor prevenir do que remediar