Internet

Regras para evitar gafes na WEB

18/12/2011 14:47
 

Regras simples e bom senso ajudam a evitar gafes na web (Foto: Juan Pratginestos)

A popularização da internet trouxe efeitos positivos, como o acesso mais democrático à informação, mas também exigiu a criação de regras de etiqueta e comportamento no mundo digital, que o cidadão deve levar em consideração para não cometer gafes virtuais.

Ao enviar um correio eletrônico
Especifique o assunto da mensagem, pois isso ajuda o destinatário a selecionar os e-mails que deseja ler ou priorizar.

Ao encaminhar um e-mail
Apague as informações sobre outras pessoas que possa haver no cabeçalho e no texto e, se estiver escrevendo para mais de um destinatário, coloque os endereços eletrônicos em cópia oculta.

Não escreva um texto inteiro em letras maiúsculas
Na linguagem da internet, isso significa que você está gritando.

Responda às mensagens sem demora
A pessoa que envia uma mensagem aguarda retorno. Caso esteja sem tempo para escrever o que deseja, envie um texto curto avisando que, assim que possível, irá responder adequadamente.

Não divulgue produtos e serviços que não sejam de interesse ao destinatário
Também não encaminhe muitos e-mails de piadas e assuntos afins, pois isso lota a caixa de entrada das pessoas e faz com que elas percam muito tempo filtrando os e-mails e descartando mensagens superficiais.

Cuidado com os e-mails que recebe
Não execute arquivos nem acesse links enviados por remetentes que não conhece, pois eles podem conter vírus e danificar o computador.

Não redija mensagens muito longas
O destinatário dificilmente terá tempo para ler tudo o que estiver escrito.

Tenha paciência com os novatos
Pessoas que estão começando a mexer na internet cometem erros durante o aprendizado. Não seja impaciente e procure avisá-las sobre algum comportamento errado por e-mail, e não na frente de outras pessoas.

Se você tem filhos
Imponha limites de uso da internet e se informe sempre sobre o que seus filhos veem na rede e quem são seus amigos, pois muitos crimes de pedofilia começam com contatos virtuais.

Replique na internet o comportamento adotado no dia a dia
Manifestações de preconceito, hostilidade e racismo são condenáveis tanto na “vidareal” quanto no mundo virtual. Além disso, não use palavrões e expressões grosseiras só porque não está falando cara a cara com seu interlocutor.

 

 


Fonte: Portal Brasil

Farrapo