Tavares(em pé)apresentou o projeto para autoridades e empresários (Foto: Viviane Ilha/Divulgação)
Encontro realizado na tarde de sexta-feira, dia 27 de abril, na Sala de Reuniões da Secretaria da Educação, reuniu autoridades e representantes da área de segurança pública e do comércio para discutir a viabilidade operacional e financeira para implantação de sistema de vídeomonitoramento em várias ruas de Caçapava do Sul.
Trata-se da implantação de circuito de câmeras de vigilância em locais estratégicos da cidade com objetivo de inibir crimes e auxiliar o serviço de segurança pública na identificação de infratores.
O projeto foi apresentado pelo empresário Daniel Tavares, da Tavares Sistema de Segurança, e prevê a instalação de 13 câmeras de vigilância e uma Central de Monitoramento, que poderá acionar os órgãos de segurança ou de saúde, como o Samu, caso o operador perceba, por exemplo, uma pessoa caída na rua, ou o Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio.
– Uma das principais perguntas quando se trata de videomonitoramento é quanto à privacidade. Esclareço que as câmeras irão focar fundamentalmente as agências bancárias e as lojas do comércio, ou seja, apenas a externa das empresas e vias públicas. As imagens captadas somente serão disponibilizadas, por escrito, pelos órgãos de segurança para auxiliar na elucidação de um crime – disse Tavares.
Segundo o empresário, a apresentação do projeto foi solicitada por empresários locais. A Prefeitura Municipal estudará a proposta do sistema de monitoramento que terá um custo de R$ 48 mil reais mensais. A ideia é que o valor seja subsidiado pelo Município e entidades empresariais.
Para a implantação do sistema, a Tavares Sistema de Segurança utilizará a rede de fibra óptica instalada na cidade pelo Provedor de Internet Farrapo.
– As câmeras de segurança deixaram de ser um luxo e se tornaram um objeto de extrema necessidade. Elas trazem muitas vantagens, já que a sua instalação diminui atos de violência, vandalismo e ainda incentiva a disciplina e o respeito mútuo entre as pessoas. As câmeras de segurança diminuem as taxas de criminalidade e violência, já que indica os autores dos crimes, além de não incentivar o indivíduo a praticar algo indevido, pela sensação de estar sendo monitorado pelas câmeras – afirma Daniel Tavares.
LOCAIS SUGERIDOS PARA INSTALAÇÃO DAS CÂMERAS
Câmera 01
Canteiro central, Forte D. Pedro II, Rua Ulhoa Cintra com rua D. Pedro II
Câmera 02
Esquina da Rua 15 de novembro com Largo Farroupilha
Câmera 03
Rua 15 de Novembro com Benjamin Constant
Câmera 04
Rua Sete de Setembro com Rua Benjamin Constant
Câmera 05
Canteiro central, Rua Benjamin Constant com avenida Presidente kennedy
Câmera 06
Avenida Presidente kennedy com Barão de Caçapava
Câmera 07
Avenida Presidente kennedy com avenida Pedro Anunciação (próximo a Unipampa)
Câmera 08
Canteiro central no final da avenida Pinheiro Machado, início da avenida Santos Dumont
Câmera 09
Rua Sete de Setembro com Borges de Medeiros
Câmera 10
Rua General Osório com rua Júlio de Castilhos
Câmera 11
Avenida Coriolano Castro com rua General Neto
Câmera 12
Rua Felix da Cunha com rua Bento Gonçalves
Câmera 13
Rua Benjamin Constant com avenida Presidente kennedy
Por Marcelo Marques
jornalismo@farrapo.com.br
2019-12-11 21:21:56
Dagoberto Barcellos emite nota sobre incêndio em uma área da empresa
2019-12-11 10:30:53
Vereador solicita a colocação de climatizadores em creches do município
2019-12-09 21:44:53
Brigada Militar de Caçapava do Sul prende homem por posse ilegal de arma
2019-12-07 09:00:31
Neste final de semana acontece no Autódromo as 2 horas noturnas de Caçapava