Caçapava do Sul

Sistema de videomonitoramento de ruas é apresentado

02/05/2012 15:59
 

Tavares(em pé)apresentou o projeto para autoridades e empresários (Foto: Viviane Ilha/Divulgação)

Encontro realizado na tarde de sexta-feira, dia 27 de abril, na Sala de Reuniões da Secretaria da Educação, reuniu autoridades e representantes da área de segurança pública e do comércio para discutir a viabilidade operacional e financeira para implantação de sistema de vídeomonitoramento em várias ruas de Caçapava do Sul.

Trata-se da implantação de circuito de câmeras de vigilância em locais estratégicos da cidade com objetivo de inibir crimes e auxiliar o serviço de segurança pública na identificação de infratores.

O projeto foi apresentado pelo empresário Daniel Tavares, da Tavares Sistema de Segurança, e prevê a instalação de 13 câmeras de vigilância e uma Central de Monitoramento, que poderá acionar os órgãos de segurança ou de saúde, como o Samu, caso o operador perceba, por exemplo, uma pessoa caída na rua, ou o Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio.

– Uma das principais perguntas quando se trata de videomonitoramento é quanto à privacidade. Esclareço que as câmeras irão focar fundamentalmente as agências bancárias e as lojas do comércio, ou seja, apenas a externa das empresas e vias públicas. As imagens captadas somente serão disponibilizadas, por escrito, pelos órgãos de segurança para auxiliar na elucidação de um crime – disse Tavares.

Segundo o empresário, a apresentação do projeto foi solicitada por empresários locais. A Prefeitura Municipal estudará a proposta do sistema de monitoramento que terá um custo de R$ 48 mil reais mensais. A ideia é que o valor seja subsidiado pelo Município e entidades empresariais.

Para a implantação do sistema, a Tavares Sistema de Segurança utilizará a rede de fibra óptica instalada na cidade pelo Provedor de Internet Farrapo.

– As câmeras de segurança deixaram de ser um luxo e se tornaram um  objeto de extrema necessidade. Elas trazem muitas vantagens, já que a sua instalação diminui atos de violência, vandalismo e ainda incentiva a disciplina e o respeito mútuo entre as pessoas. As câmeras de segurança diminuem as taxas de criminalidade e violência, já que indica os autores dos crimes, além de não incentivar o indivíduo a praticar algo indevido, pela sensação de estar sendo monitorado pelas câmeras – afirma Daniel Tavares.

LOCAIS SUGERIDOS PARA INSTALAÇÃO DAS CÂMERAS
Câmera 01   
Canteiro central, Forte D. Pedro II, Rua Ulhoa Cintra com rua D. Pedro II

Câmera 02   
Esquina da Rua 15 de novembro com Largo Farroupilha

Câmera 03   
Rua 15 de Novembro com Benjamin Constant

Câmera 04   
Rua Sete de Setembro com Rua Benjamin Constant

Câmera 05   
Canteiro central, Rua Benjamin Constant com avenida Presidente kennedy

Câmera 06   
 Avenida Presidente kennedy com Barão de Caçapava

Câmera 07   
 Avenida Presidente kennedy com avenida Pedro Anunciação (próximo a Unipampa)

Câmera 08   
Canteiro central no final da avenida Pinheiro Machado, início da avenida Santos Dumont

Câmera 09   
 Rua Sete de Setembro com Borges de Medeiros

Câmera 10   
Rua General Osório com rua Júlio de Castilhos

Câmera 11   
Avenida Coriolano Castro com rua General Neto

Câmera 12   
Rua Felix da Cunha com rua Bento Gonçalves

Câmera 13   
Rua Benjamin Constant com avenida Presidente kennedy

Por Marcelo Marques
jornalismo@farrapo.com.br

Farrapo




Topo