

Dando início à série de questionamentos elaborados pelo jornalismo do Portal de Notícias do Farrapo aos candidatos a prefeito nas Eleições Municipais 2012 de Caçapava do Sul publicamos as respostas dos concorrentes sobre geração de emprego.
1) Prezado candidato, se o senhor for eleito prefeito, como pretende gerar mais empregos, tendo em vista que é comum os jovens, após concluírem o Ensino Médio, deixarem sua terra Natal e irem para os grandes centros em busca de oportunidades?
Otomar Vivian (PP)
Vamos criar o projeto primeiro emprego, através de uma parceria com as empresas locais, indústrias, comércio e serviços, onde a prefeitura irá propor neste primeiro emprego para os jovens, uma forma de subsidiar os vencimentos desses novos trabalhadores com o pagamento dos encargos sociais por um determinado período e outras vantagens.
O projeto será útil também para quebrar a ansiedade do primeiro emprego e favorecer o jovem com pouca experiência e possibilitar a permanência efetiva do trabalhador na empresa ou abrindo outras portas de oportunidades.
Outra alternativa, será um investimento pesado no Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico (CODESC), onde os auxílios financeiros para o desenvolvimento empresarial e geração de emprego e renda serão direcionados as empresas de Caçapava do Sul, para valorizar a trabalho local e aquecer a economia. Com este investimento no comércio local, através do CODESC, esperamos gerar centenas de novos empregos em um período de curto prazo.
Ainda dentro deste contexto, pretendemos investir em convênios com o SENAR, SENAC, SEBRAE e SESC, para trazer a Caçapava cursos de qualificação de mão-de-obra, obedecendo as principais demandas do município .
Pretendemos criar também no município um programa especializado, ou seja, uma carta de intenções, para atrair novas empresas que busquem o fortalecimento da economia e como consequência aumentar o número de empregos diretos.
Um trabalho em conjunto com as duas Universidades, Urcamp e Unipampa, também estarão nas nossas metas de governo, como uma parceria junto aos jovens para qualificação e geração de emprego, além de incentivar atividade extraclasse para preparar os estudantes ao mercado de trabalho.
Junto com as Universidades vamos criar o programa, “Caçapava sem Fronteiras”, para possibilitar um intercambio entre os jovens e conhecimento de outras realidades no Rio Grande do Sul, do Brasil e do Exterior. Este programa visa também o conhecimento de novas tecnologias para serem aplicadas em Caçapava, obedecendo a realidade atual e para os nossos jovens adquirirem experiência no mercado de trabalho. Neste programa as Universidades terão papel essencial. Com essas metas para a geração de emprego e renda, acreditamos em um novo tempo para Caçapava.
José Erli (PMDB)
A geração de emprego no Município é uma preocupação para mim enquanto candidato e envolve diversos aspectos e ações que a Administração Pública deve fazer para manter nossos filhos e netos em Caçapava do Sul. Primeiramente, para gerar empregos, temos que gerar conhecimento, o que se faz com educação de qualidade e neste sentido vou retomar a parceria entre o Poder Público e a Urcamp para ingresso através do Proesc, reativarei a parceria do Município e Governo Federal para instalação de um pólo de educação à distância, e serei parceiro de todas as atividades da Unipampa, fomentando o seu crescimento no Município.
Temos que estabelecer parcerias com entidades como Sebrae, Senac, para formar mão de obra qualificada seja em cursos técnicos ou universitários. Após a capacitação vamos desenvolver o Programa Primeiro Emprego e empreendedor legal, voltado aos jovens para entrar no mercado de trabalho. Iremos ativar a Área Industrial do Município, que foi adquirida no meu governo, e implantar um programa de incentivo fiscal para criação e ampliação de empresas do Município e atração de empresas externas, buscando investidores. Vamos fomentar o CODESC e incentivar a agroindústria através de um aumento de recursos para o fundo rotativo, suporte a fruticultura, desenvolvimento rural e florestamento.
Implantaremos na área industrial empresa para extração de azeite de oliva e empresas de beneficiamento de outros cultivos realizados no Município, pois Caçapava chegou a ser considerada a Capital das Oliveiras e hoje o projeto está abandonado pelo Poder Público. Ainda na parte agrícola vamos estabelecer o ProJovem Rural, visando qualificação profissional, e conclusão de estudos voltados ao trabalho rural e com isso a permanência do jovem no campo.
Desenvolveremos ações que visem à aquisição dos gêneros alimentícios para a merenda escolar principalmente de produtores Caçapavanos. Caçapava do Sul, 2ª Capital Farroupilha, terá uma atenção especial no fomento, investimento público pesado e parceria com Associações turísticas, Nidetur e iniciativa privada para desenvolvimento de turismo, fornecendo a infraestrutura necessária para acesso e estrutura dos locais, o que trará certamente um aumento de renda aos nossos comerciantes e desenvolvimento de novos empregos.
Zauri Tiaraju (PT)
As manutenções da infraestrutura, do saneamento e o desenvolvimento social do município aliadas a uma educação de qualidade são os principais fatores que geram empregos.
Caçapava está passando por um processo de crescimento nesses últimos anos (cultural, político e econômico) e cabe a Prefeitura acelerar esse processo. A consequência será um aumento na geração de empregos.
Inicialmente, a Administração Municipal deve estar motivada em buscar recursos federais, estaduais e privados para investir na indústria, comércio e agronegócio. No entanto, tais investimentos só surgem quando nosso município possuir infraestrutura física e pessoal para tal demanda.
O incentivo ao artesanato, que já é bastante desenvolvido em Caçapava do Sul, através de feiras e parcerias é fundamental para tal segmento seguir progredindo e consequentemente gerar emprego e renda.
Outra forma de incentivo a criação de empregos, é o incentivo ao turismo, por meio dos pontos turísticos naturais, culturais e históricos e aqueles proporcionados por eventos, como o Carnaval, Sentinela da Canção, Feira do Livro, entre outros.
Também é fundamental aumentar o investimento em cursos profissionalizantes através de recursos federais, estaduais e privados coordenados pela Secretaria de Assistência Social, a fim de qualificar os profissionais existentes no mercado.
Continuando a manutenção da parte estrutural do município, deve-se ir a busca de indústrias e incentivos que fortaleçam a mão de obra produzida no município, nos cursos técnicos, na UNIPAMPA e na URCAMP.
